top of page
441867824_968270291972770_5988175622481417175_n.jpg

Foto: Malu Teodoro

BAILEIA NO INDIE JR - FESTIVAL DE CINEMA​​

 

Oficinas criadas a partir de curtas exibidos no Festival de Cinema Indie Jr. Lisboa. 

ver-o-mundo-com-as-mãos.jpg

Ver o mundo com as mãos (2021)

Um dia, com um olho fechado e o outro aberto, descobrimos que era possível tocar em coisas muito distantes de nós. Podíamos tocar sem tocar. Podíamos carregar coisas muito pesadas ou até maiores do que nós. Descobrimos que era possível criar um mundo todo à volta com um olho fechado e outro aberto. 
A partir do filme Hello Monsieur de Joséphine Gobbi, apresentado no Indie Junior 2021, convidamos a brincar com as perspectivas. Ver as coisas com outros olhos, tocar em árvores muito altas ou carregar um amigo sem sair do lugar. Tudo com muita dança, brincadeira e imaginação. Uma oficina para pessoas a partir dos 5 anos. 

Sons que contam histórias (2022)

Feche os olhos e tente escutar os sons ao redor. Consegue reconhecer lugares, pessoas e acontecimentos? Agora imagine uma história em que é possível saber o que se passou, por causa dos sons que ouviu… E se tentasse ver um filme mudo e imaginar os sons que poderiam existir…. Neste encontro vamos brincar de compor o som com imagens e compor as imagens com sons. Inspirados no filme Guard of Honour (exibido no Inde Jr 2022), nas técnicas de sonoplastia, foley art, efeitos sonoros e banda sonora, convidamos pessoas a partir dos 6 anos e suas famílias a explorar a criação e sonorização de uma história. Uma experiência divertida e expressiva num dia cheio de descobertas sonoras.

_edited.jpg
caixinha de aaaah

Caixinha de AAAAH! (2023)

Podemos ver o som? E desenhá-lo? Dançar o som, podemos?

Este é um convite para criar sons a partir de imagens e desenhos que um dia podem ser sons.
É com o suporte de uma mágica caixinha de música, que brincamos com traços, desenhos e rabiscos sonoros a partir do filme Aaaah! exibido no Indie Jr de 2023. Uma oficina para descobrir e criar junto, outros sons que um desenho pode ter. Assim, ver a magia acontecer: passar o desenho dentro da caixinha de música e um universo se abre como uma grande surpresa: Ah! 

Agora não: OCUPADA! (2024)

Dentro de uma caixinha sem fim: um mundo colorido, iluminado e sonoro. Fora da caixa: um mundo infinito. O que deixo de viver quando a ocupação toma conta dos olhos? O que posso ver quando não estou a olhar? É possível ocupar os sentidos?

Com forte inspiração no filme “A menina dos olhos ocupados” desafiamos pessoas entre 6 e 10 anos a experimentar com o corpo e com o som, objetos que convidam a ver e viver o mundo com outros olhares. Agora sim: DESOCUPADA!

DSCF9286.JPG
bottom of page